fbpx

Os nutrientes são elementos que fazem parte de forma natural de todo alimento e cada um tem uma função específica para a nossa saúde. Geralmente, são divididos em dois grupos: macronutrientes e micronutrientes. Mas qual será a diferença entre eles? Continue lendo este artigo para descobrir as diferenças bem como a importância de cada nutriente. 

 

Os macronutrientes

 

macro-micro-nutrientes

 

Fazem parte da categoria dos macronutrientes, os seguintes componentes: 

 

Gorduras – pode ser tanto de origem animal quanto vegetal. Os principais alimentos que nos fornece este nutriente são as oleaginosas, carnes magras, iogurte desnatados, abacate, dentre outros. Sua principal função é de reserva energética para o corpo. 

 

Proteínas – como as gorduras, podem ser encontradas em alimentos de origem animal e para quem não consome carne, nos vegetais. Encontramos este nutriente principalmente nas carnes, tofu, feijão, grão de bico e lentilha. 

 

Carboidratos – eles são muito importante para a nossa saúde e fornecem a energia necessária para as células do corpo executarem suas funções. Na lista de bons carboidratos temos  a mandioquinha, quinoa, arroz e macarrão integral, quinoa e mandioca. É importante consumir os carboidratos na sua alimentação, porém sempre com moderação. 

 

Os macronutrientes são fundamentais para todo o funcionamento do organismo, portanto é de extrema importância  montar um prato equilibrado com os alimentos citados acima. 

 

Os Micronutrientes

 

macro-micro-nutrientes-o-que-sao

 

Diferente dos macros, os micronutrientes são necessários para a nossa saúde em pequenas quantidades. São encontrados nas vitaminas A, C, D, E, K e do complexo B. Nas fontes minerais, temos os micronutrientes no cálcio, ferro, fósforo e magnésio, responsáveis pela saúde e rigidez dos ossos do corpo. Consumimos esses nutrientes em alimentos como salmão, laticínios, amêndoas e carnes. 

Para uma alimentação cada vez mais saudável, busque um equilíbrio entre os macronutrientes e micronutrientes.  E lembre-se, qualquer tipo de alimento consumido em excesso pode ser prejudicial para saúde. A harmonia é a chave para uma boa alimentação! 

%d blogueiros gostam disto: