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A intolerância à lactose ocorre quando o organismo se torna incapaz – de forma parcial ou completa – de digerir leite e seus derivados. E nos dias de hoje, é cada vez mais frequente conhecermos alguém que seja intolerante à lactose. Os sintomas podem variar de acordo com a quantidade de leite e derivados consumidos.

Os principais sintomas são:

  •         Inchaço abdominal;
  •         Gases;
  •         Cólicas;
  •         Constipação, dentre outros.

E a única forma de parar estes sintomas é não consumir os alimentos que contenham leite em sua composição.

Se você acabou de descobrir que sofre deste problema, não se desespere! Além de buscar o acompanhamento médico correto, você pode e deve pesquisar bastante sobre o assunto. Pesquise por receitas, na internet é possível encontrar várias. Dê mais atenção ao que seu corpo diz, prefira os alimentos mais naturais possíveis e fique atento aos rótulos dos produtos.

Quando for sair para jantar ou almoçar fora, busque por restaurantes que oferecem em seu cardápio pratos lactose free. No cardápio da Boali, por exemplo, oferecemos brownie sem glúten e sem lactose,  feito com 70% cacau e biomassa de banana-verde.

 

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Além disso, temos outros pratos super saudáveis e que não levam nada de leite. Para ver como é possível ser feliz mesmo sem consumir leite e derivados, acesse as opções do nosso cardápio clicando no link. 

 

Dicas para uma vida lacfree

 

Para te ajudar a ter uma rotina leve e sem consumo de leite, veja algumas dicas de alimentos que podem fazer parte das suas refeições. 

 

Café da manhã

 

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Invista no consumo de frutas! Elas são saudáveis, saborosas e claro, não contém lactose. Além disso, elas podem servir como base para shakes, smoothies, neste caso você pode substituir o leite “convencional” por leite de soja, amêndoas, dentre muitos outros disponíveis no mercado. 

Uma opção salgada é a tapioca, use sua criatividade e faça recheios com folhas como rúcula, e aproveite para incluir um tomatinho, orégano e até espinafre refogado, porque não? Fica super saboroso e é muito leve!

 

Almoço e/ou jantar 

 

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Bowl Arroz Integral Veggie – Boali

 

Montar um prato lacfree no almoço  ou jantar não é difícil, escolha grãos como arroz, quinoa, grão de bico, combine com outra proteína da sua preferência, peixe, frango, carne vermelha, falafel. E para finalizar, monte uma super salada. Pronto, você tem um prato com todos os nutrientes que precisa! 

 

Lanche da tarde

 

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Mais uma vez, você pode incluir as frutas. Para o lanche da tarde, que tal uma banana assada com granola ou uma super salada de frutas?  Outras opções: iogurte de coco, snacks sem lactose e pão integral. 

Viu como você não precisa abrir mão do sabor, apesar de ser intolerante à lactose? Se tiver mais algumas dicas, compartilhe com a gente nos comentários! 

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