Proteína Vegetal: Uma tendência mundial.

Você já pens­­­­ou em substituir a carne das suas refeições por uma opção similar, mas feita a partir de vegetais, extremamente saborosa e que ainda contribuísse para a diminuição dos impactos ambientais? Com alta taxa de nutrientes, a busca por fontes alternativas às proteínas animais vem crescendo de maneira substancial e, com isso, a oferta de produtos à base de proteína vegetal está cada vez mais invadindo (e conquistando) o mercado – além do coração de novos consumidores.

Uma pesquisa feita pela publicação periódica do Reino Unido, The BMJ, mostra que dietas ricas em proteínas vegetais podem colaborar com os níveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue, reduzindo o risco de morte. Segundo Caroline Bushnell, diretora de Engajamento Corporativo do The Good Food Institute, na Califórnia, cerca de 30% dos consumidores estão ativamente buscando reduzir o consumo de carne, mas não querem sacrificar o sabor.

De acordo com dados do Instituto que a Caroline trabalha, o Brasil é o quinto mercado mais importante na indústria de alimentos saudáveis. Com isso, além de toda preocupação e engajamento acerca do tema, selecionamos alguns motivos sobre o sucesso desta, que vem se tornando cada vez mais uma tendência mundial em constante ascensão.

 

1) A famosa “Meatless meat”

Uma carne 100% feita de vegetais vem cada vez mais conquistando espaço no mercado e atraindo olhares de vegetarianos e veganos. Até mesmo aqueles que apreciam a proteína animal, mas estão em busca da redução do consumo e no processo de adoção de dietas vegetarianas ou veganas (ou simplesmente estão interessados em experimentar novos sabores) se sentem atraídos. Atentos à essa demanda, muitas empresas resolveram apostar em receitas que contenham a carne vegetal para se destacar no mercado – seja nos restaurantes ou então nas gôndolas dos supermercados com produtos para serem preparados na casa do próprio consumidor.

 

 

2) Impacto Ecológico

Boa parte da população já vem preferindo consumir produtos feitos somente à base de proteínas vegetais levando em conta, principalmente, a questão ecológica e o impacto negativo que a produção animal traz ao meio ambiente. Pensando nesse público, as empresas estão investindo no segmento, assim como em produtos híbridos, ou seja, aqueles que mesclam proteína animal e vegetal. Esta é uma excelente alternativa para quem deseja fazer boas escolhas que contribuam com a preservação da natureza sem perder o prazer do paladar.

 

3) Benefícios da Proteína Vegetal

A sua saúde pode ser beneficiada com a redução da ingestão de gorduras saturadas que são provenientes dos produtos de origem animal. O meio ambiente, como já dito anteriormente, também pode ganhar com essa mudança, visto que a redução do consumo pode influenciar na produção, fazendo com que se torne mais sustentável, sem precisar atender altas demandas do mercado.

Além disso, as alternativas vegetais têm uma alta concentração de fibras alimentares, que dentre seus inúmeros benefícios para a saúde humana, também são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade após seu consumo, fazendo com que você sinta menos fome durante seu dia.

Então? Preparado para fazer uma substituição saudável?

Conte para gente o que você acha dessa tendência de consumo de proteínas vegetais e aproveite para conhecer as nossas refeições vegetarianas e veganas. Saborear uma opção diferente na sua refeição pode lhe trazer boas (e saborosas) surpresas. E aguarde porque vem novidade relacionada a este tema, com alternativas ainda mais equilibradas para o seu dia a dia 😉

Estamos no Instagram. Siga o nosso perfil oficial (@BoaliBrasil ) para ficar por dentro de todas as novidades deste universo cheio de descobertas e sabores!

 

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar