fbpx

Começar um negócio exige muito do empresário. Especialmente para marinheiros de primeira viagem, o desafio fica ainda maior pela quantidade de informações e ações que devem ser gerenciadas. Além disso, qualquer decisão equivocada pode ser fatal para o empreendimento. 

Para quem está começando a investir, dúvidas e receios surgem e, ainda que haja um diálogo entre os sócios para buscar alternativas, nem sempre é o suficiente. Para esse momento de incerteza, é fundamental a opinião de um líder experiente que pode aconselhar e auxiliar na resolução de problemas.

 

O que é mentoria?

 

O trabalho de mentoria, ou mentoring em inglês, é conduzido por um profissional com mais experiência e bagagem que oferece suporte para quem busca desenvolvimento e novos desafios profissionais. O apoio de um mentor é essencial para novos empreendedores, pois esse especialista oferece um olhar mais isento da situação, compartilha seu conhecimento e potencializa a capacidade de gestão e liderança do seu aprendiz. 

Diferente de um consultor, um mentor não deve ser remunerado – a mentoria deve ser uma ação voluntária e espontânea – e não deve trazer a resposta ou o plano de negócios prontos: o objetivo nessa relação é provocar a reflexão e buscar soluções e ideias em parceria com o mentorado. Se bem aplicada, a atuação desse profissional pode ser tão eficaz que, segundo um estudo Endeavor Insigth, instituições que usam estratégias de mentoria podem atingir crescimento 30% maior em relação às demais. 

Existem vários perfis de mentores, como investidores, donos de negócios e até mesmo professores. Na posição de mestre, esse especialista direcionará o discípulo a aproveitar as melhores oportunidades e contribuirá para a prevenção de adversidades comuns entre empreendedores menos experientes.

 

Mentoria X franquia

 

Existem mentorias para diversos segmentos, e o ideal é encontrar mentores que tenham experiência em áreas de atuação semelhantes ao empreendimento escolhido. O mercado de franquias, em especial, está em constante evolução e a mentoria é uma ferramenta que contribui – e muito – para agregar uma visão inovadora ao empresário.

Outra tendência no universo de franchising é a utilização de mentores para colaborar com o trabalho de franqueados e gestores que não estão alcançando bons resultados para o negócio. A experiência de um mentor, especialmente nesse caso, traz um ponto de vista neutro para avaliação do problema.

Lembre-se: o trabalho de mentoria nem sempre é ouvir só o que agrada. Podem ocorrer divergências de opinião e é nesse momento que o empreendedor coloca em prática uma das habilidades mais básicas para começar um novo negócio: resiliência

Ficou interessado? A Boali, maior rede de alimentação natural do país, oferece mentoria sob medida para seus franqueados. Acesse e saiba mais.

 

 

%d blogueiros gostam disto: