Coronavírus: hábitos alimentares para fortalecer o sistema imunológico

A prevenção contra a transmissão do novo coronavírus exige cuidados simples no dia a dia, como a forma correta de lavar as mãos, espirrar e tossir. Além de medidas básicas para evitar o contágio e a disseminação do vírus, alguns alimentos que já consumimos no dia a dia, além de um hábito alimentar saudável, são capazes de aumentar os níveis de imunidade e proteger o nosso organismo contra as mais diversas ameaças externas.

Conheça três hábitos alimentares para aumentar o sistema imunológico

#1 – Aposte em um cardápio colorido

hábitos alimentares para fortalecer o sistema imunológico

Uma das premissas da dieta para fortalecer a imunidade é um cardápio balanceado. Isso porque nosso sistema de defesa depende de diversos nutrientes que ajudarão no bom funcionamento das células protetoras. E para alcançar este objetivo de maneira eficaz, é fundamental existir uma variedade de alimentos.

Neste momento, determinados alimentos ganham destaque, já que tem propriedades que estimulam as reações do sistema de defesa, melhorando a produção e atuação dos anticorpos, essenciais no combate a agentes nocivos. São eles:

Vegetais folhosos de coloração verde escura como a couve, o espinafre, o agrião e o brócolis, que são ricos em antioxidantes, substâncias capazes de combater a ação de radicais livres (agentes que causam danos às células e facilitam o surgimento de doenças).
Além disso, tem alta concentração de ácido fólico – uma vitamina essencial para a formação dos linfócitos (células de defesa), tanto que sua carência nutricional pode tornar a resposta imune menos eficiente.

Frutas e legumes amarelo-alaranjados são ótimas fontes de vitamina C. Esses alimentos estimulam a produção de glóbulos brancos, estruturas fundamentais para a resposta imunológica e, por consequência, aumentam a resistência a infecções, especialmente respiratórias.

Alimentos de coloração roxo-avermelhada como o morango, amoras, uvas, beterrabas e tomates são ricos em flavonoides, em especial a antocianina. Esses compostos fitoquímicos reduzem a ação dos radicais livres, combatem o envelhecimento precoce das células e ainda melhoram a função imune por aperfeiçoarem a resposta dos anticorpos. Outro importante antioxidante presente nesses alimentos é o licopeno, que além de fortalecer a função imunológica, tem sido amplamente estudado na prevenção de algumas doenças crônicas.

#2 – Se hidrate

hábitos alimentares para fortalecer o sistema imunológico

A ingestão de líquidos melhora a resistência física e retira as impurezas do organismo, prevenindo doenças. Buscar uma boa hidratação é muito importante para ajudar o corpo a fortalecer as defesas naturais. Diversifique a sua opção: entre muita água, sucos, água de coco e hidotônicos. O ideal é ingerir no mínimo 10 copos de água por dia!

#3 – Invista em alho e cebolas nos temperos

hábitos alimentares para fortalecer o sistema imunológico

O alho e a cebola são excelentes para o sistema imunológico por conterem substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano. Os ingredientes, ricos em vitaminas A, C e E, são essenciais e indispensáveis para a imunidade. Confira algumas opções de pratos aqui. 

Gostou das nossas dicas para aumentar a imunidade? A Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil, tem um variado cardápio com saborosos pratos naturais e nutritivos. São saladas, wraps, sucos refrescantes, além de opções vegetarianas e veganas. Continue navegando no blog clicando aqui e confira mais dicas sobre nutrição e bem-estar.

Manter uma dieta saudável aumenta a imunidade e reduz risco de doenças

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar