Guia prático para um atendimento ao cliente multiplicador de vendas

Em um mercado tão competitivo como o varejo de alimentação, o atendimento ao cliente pode ser um grande diferencial na melhoria de performance do seu negócio. Foi-se o tempo em que apenas um bom produto era suficiente para fidelizar e encantar os clientes. O bom serviço prestado em um atendimento aumenta a recorrência nas vendas e a percepção de valor da sua marca. Pensando nisso, a Universidade Boali separou algumas dicas para você se destacar e aumentar suas vendas com um bom atendimento ao cliente.

1- Postura

Um bom atendimento ao cliente começa antes mesmo de iniciar seu turno no trabalho. Manter seu uniforme sempre limpo e passado causam uma boa impressão, principalmente quanto a limpeza e organização do local. Nada de ficar encostado em um balcão ou em posições que você fique de costas para o seu cliente, é muito importante recepcioná-los com um sorriso e uma saudação.

Quando estiverem conversando, olhe sempre nos olhos do seu cliente e procure conduzir a conversa de maneira a atender as suas dúvidas e expectativas. Evite pronunciar gírias durante a conversa, e sempre mantenha um bom tom de voz, se atentando para não falar muito baixo ou muito alto.

2 – Cuidado para não ser chato!

Muitas vezes a ansiedade em realizar boas vendas e demonstrar todo o portfólio de produtos da sua marca podem criar um clima desagradável na hora de vender. Um bom atendimento ao cliente começa primeiramente por entender qual a expectativa daquela pessoa, para então poder realizá-la ou surpreendê-la.

Perceba se o cliente quer conversar, ou se prefere conhecer os seus produtos sozinho. Neste caso, evite ficar em cima dele pressionando por uma atitude. Isso só vai deixá-lo incomodado e o afastará da sua loja. Caso perceba que o cliente está indeciso é a hora de sugerir opções e apresentar tudo que a sua marca pode oferecer. E se notar que seu cliente está com pressa, seja rápido e direto porque caso demore, ele pode desistir da sua compra.

É muito importante fazer essa leitura de cada cliente para atingir as suas expectativas e realizar um bom atendimento.

3 – Conheça os seus produtos

Já imaginou estar conversando com um cliente e ele entender mais do seu produto do que você mesmo? Pois é, um bom atendimento ao cliente deve passar confiança e demonstrar conhecimento no produto em que se está oferecendo.

O nosso foco aqui deve ser sempre surpreender o cliente, ao invés de somente “atendê-lo”. Para isso, estude todos os produtos da sua marca e conheça os seus benefícios e, assim, as suas sugestões serão mais assertivas e você poderá influenciar positivamente a escolha do seu cliente.

Caso não tenha essas informações disponíveis, peça ao seu gerente por um manual que contenha esses dados. Quanto maior o conhecimento nos seus produtos, maior será a sua confiança na hora de realizar um bom atendimento aos seus clientes.

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