Cinco dicas de alimentação para quem tem diabetes

No dia 14 de novembro, é o Dia Mundial da Diabetes, doença considerada uma das prioridades da saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e que atinge mais de 13 milhões de brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. O sedentarismo, o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são exemplos de fatores de risco que contribuem para doenças crônicas epidêmicas, como o caso da diabetes.

Além de fazer exercícios e evitar bebidas e cigarro, comer adequadamente é primordial para quem quer controlar o nível de açúcar no sangue. Veja abaixo algumas dicas de alimentação saudável para diabéticos – e sem radicalismos.

Doce, mas sem açúcar

Atualmente, existem opções de adoçantes que fogem do rótulo de “gosto de remédio”. Stevia e sucralose são ótimas alternativas para diabéticos, por não serem absorvidas pelo organismo e até mesmo por reduzirem os efeitos provocados por picos de insulina. Além disso, o sabor adocicado é um ótimo substituto para quem não vive sem um docinho.

Substituição de carboidratos

Carboidratos em excesso são um dos inimigos para quem tem diabetes. Porém, há diversas opções de carboidratos com baixo índice glicêmico que podem ser consumidos, como batata-doce, grãos integrais, feijão, ervilha, brócolis, inhame, entre outros – são mais saudáveis e proporcionam mais energia ao organismo por mais tempo. Legumes e verduras de todos os tipos também são indispensáveis.

Carnes magras

Grande fonte de proteína, carnes são indicadas para uma dieta balanceada. Para evitar a gordura saturada, o ideal é selecionar opções mais magras, como patinho, filé-mignon e alcatra. Peixes, como salmão, truta e linguado, também devem entrar na alimentação para diabéticos, já que são bastante nutritivos e ricos em ômega 3. Carnes processadas e embutidos devem ficar de fora da rotina de alimentação dos diabéticos.

Consumo de frutas

Por terem alto índice de frutose, um tipo de açúcar natural, frutas devem ser ingeridas com moderação, mas não devem ser deixadas de lado. Prefira frutas em seu estado natural, sem espremê-las para fazer suco, e coma sempre o bagaço, uma fonte natural de fibras que ajuda no controle de glicemia. Consuma uma porção de fruta por vez, sem misturar com carboidratos como pão, doces ou tapioca.

Fuja dos industrializados

Refrigerantes – mesmo os dietéticos – e outros produtos processados e industrializados, como sopas instantâneas, biscoitos, sucos de caixinha etc., têm altos níveis de sódio, gordura trans, açúcares e outros elementos prejudiciais. Pessoas com diabetes em especial costumam ter maior risco de problemas cardiovasculares e, por isso, devem redobrar a atenção nas tabelas nutricionais indicadas nas embalagens dos alimentos.

Quer mais dicas de como comer melhor? Saiba mais no blog da Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil.

1 Response

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar