fbpx

Responsável por 7% do faturamento do setor de franquias e figurando entre as cinco maiores categorias em 2018, o ramo de alimentação movimenta bilhões de reais todos os anos. Mesmo em situações de crise econômica, o segmento alimentício apresenta bons resultados porque, além de ser uma necessidade básica, os consumidores estão cada vez mais de olho na procedência dos produtos e buscam por opções mais variadas. 

Outro ponto que mantém as franquias de alimentação em alta é o aumento da busca por refeições preparadas em estabelecimentos – em 2018, o setor de alimentação fora do lar cresceu 3,5% segundo dados da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e é estimado que o brasileiro dedique entre 25 a 30% de sua renda com isso. Como o consumo do brasileiro está se modificando ao longo dos anos, as franquias apresentam flexibilidade e procuram adaptar seus pratos e processos de acordo com as novas tendências e gosto do cliente.

 

Franquias de alimentação como negócio

 

No segundo trimestre de 2019, o ramo de alimentação protagonizou o melhor resultado no setor de franquias e movimentou cerca de 25% do faturamento total, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

As franquias, no geral, são opções descomplicadas para investimento, já que as redes franqueadoras oferecem um plano de negócio estruturado com uma marca consolidada e conhecida no mercado. Tais condições, aliadas ao comportamento do brasileiro que consome alimentação fora do lar, oferecem estabilidade ao empreendedor.

 

Inovação e novas tendências do setor

 

A categoria alimentícia permite inovações, considerando mudanças de processos, novas tecnologias e estratégias de negócios. Questões sobre sustentabilidade e modo de vida saudável têm sido amplamente debatidas nos últimos anos e a tendência é que isso impacte os mais diversos setores, que deverão estar atentos para oferecer melhores experiências ao cliente e um propósito sólido.

E a tendência para os próximos anos e para o futuro da alimentação é justamente a introdução e o consumo de alimentos em sua forma mais natural possível, com opções frescas e menos processadas.

A Boali é um exemplo de franquia que está em constante expansão e atualmente é considerada a maior rede de alimentação saudável do setor. A instituição oferece assessoria e apoio ao franqueado, com suporte para as áreas de pesquisa, marketing, consultoria, supply e tecnologia. Atualmente, já são 15 milhões de clientes atendidos em oito estados brasileiros. 

Acesse nosso site para saber mais.

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: