Afinal, o que é franquia?

Muito além da licença para o uso da marca, franquia é um modelo de negócio que transfere o formato de produção e operação para outro ponto comercial que está sob nova direção, no caso, o franqueado. Esse acordo pode abranger, segundo a legislação, distribuição exclusiva ou semi exclusiva dos produtos ou serviços, incluindo a implantação dos aspectos tecnológicos e administrativos do negócio. 

O contrato também determina direitos e deveres do franqueado, cujas responsabilidades principais envolvem os resultados financeiros da unidade, a gestão de pessoas, o cumprimento do padrão e, claro, o pagamento dos royalties. A franqueadora, por sua vez, também deve oferecer meios e suporte necessários para a sustentabilidade da franquia, como diretrizes de qualidade, apoio na divulgação, sistema operacional, entre outros.

História

A história das franquias teve início no século XIX com a fábrica de máquinas de costura norte-americana Singer Sewing Machine Company. Depois de patentear seu invento, o fundador da companhia, Isaac Singer, percebeu a necessidade de expandir seu negócio: por meio de licenças do uso de marca, tornou-se permitida a revenda de máquinas de costura por comerciantes em todo o país. Desse modo, o trabalho da Singer abriu portas para outros modelos de franquia, como Coca-Cola, General Motors e, mais tarde, escola de idiomas Yázigi, no Brasil. 

 

 

Dicas para investir em franquias

A maior vantagem desse tipo de investimento é o baixo risco inicial: a marca e o modelo de negócios não somente já foram apresentados ao mercado, como também estão se expandindo para o formato de franquias. Além disso, os números são positivos: o setor de franquias fechou o ano de 2018 com evolução de 7%, ultrapassando os 170 bilhões de reais. O ramo da alimentação liderou o ranking com a marca de 45 bilhões de reais em faturamento – crescimento de 5 bi em relação ao ano anterior. 

Para iniciar no ramo de franquias, ter experiência prévia no setor escolhido não é o quesito principal, mas é importante criar uma afinidade com o segmento. O empreendedor também deve pesquisar, ouvir opiniões de investidores mais experientes e se inteirar sobre os processos que envolvem a operação. Feito isso, o próximo passo é pôr a mão na massa e dedicar-se ao máximo para que o resultado seja positivo.

 

Acesse o blog da Boali, maior rede de alimentação saudável do país, para ficar por dentro das novidades e dicas sobre franquias.

Deixe um comentário

Oi, envie Quero Boalizar para começar