“O futuro da alimentação está no delivery”, afirma Marcelo Fernandes, da MF Gastronomia

O sócio fundador do Grupo MF Gastronomia, Marcelo Fernandes, foi o convidado especial de mais uma edição da série “O Futuro da Alimentação”, pilotada por Rodrigo Barros, CEO da Boali, e que vai ao ar todos as terças, a partir das 20h, no canal oficial do projeto no Youtube.

Quem conhece o Marcelo de hoje pode não saber que o empresário começou sua carreira aos 15 anos, no escritório de contabilidade de seu pai, realizando tarefas de office-boy. Depois de um período por lá e mais uma passagem pelo Banco Bamerindus, em 1999 o restaurateur iniciou o seu primeiro empreendimento no ramo da Gastronomia, o restaurante D.O.M., com Alex Atala.

Mas foi em 2005, após um período longe do ramo gastronômico, que ele decidiu voltar aos negócios de restaurantes. De lá para cá a carreira do empresário e de suas badaladas casas – entre elas Mercearia do Francês, Kinoshita, Attimo Per Quattro, a Panetteria Attimino e a Hamburgueria Tradi – vem sido um grande sucesso.

Logo no início do bate-papo a experiência do consumidor foi pauta prioritária. Segundo Fernandes, hospitalidade é um dos complementos que ele acredita ser essencial para uma boa jornada do cliente. Ele pontou ainda que a cultura experimental da alimentação é algo muito recente e que precisa ser incorporada de maneira mais enérgica.

Missão de levar o ambiente do restaurante até o cliente

O empresário afirma que a pandemia exigiu inovação e criatividade de sua equipe. “Acredito que os clientes vão retornar aos poucos. Estamos seguindo os padrões de distanciamento e esperamos que todos se sintam confortáveis em nossos restaurantes. Sempre fomos especializados em alimentação fora de casa, o serviço de delivery nem fazia parte da nossa realidade. Tivemos que ser criativos para sobreviver a essa crise”, afirmou.

Marcelo acredita que o futuro da alimentação vai estar no delivery, mas ele chama atenção para um ponto: a entrega deve ser feita com amor, e mais, entender a melhor maneira de levar esse sentimento através da comida para dentro dos lares das pessoas. “No passado, os restaurantes nasceram para serem restaurantes e o delivery era apenas um complemento. Hoje tudo isso mudou e se tornou uma necessidade”, disse.

Logística: desafio sempre presente

“Não tratamos mais os entregadores como ‘motoboys’, mas sim como profissionais. Inclusive estamos qualificando todos eles, independente da plataforma, para que eles absorvam a essência do nosso grupo”, conta Marcelo, que reforça sua preocupação no comprometido com o momento de transportar o alimento. “Se o transporte é feito com amor, o meu cliente var receber o pedido com amor.”

Hoje, toda a operação dos restaurantes é feita através do iFood, mas o empresário disse que tem intenção de rever o processo para então terem o seu próprio sistema de entrega, uma vez que o volume de pedidos vem crescendo significativamente. “Estamos repensando um raio de até três quilômetros para essa logística própria e eficiente”, revelou.

Experiência em tempos de pandemia

Na visão de Fernandes, a soma da boa alimentação, apresentação e mais ambiente com hospitalidade é o grande tripé de um bom negócio no ramo de restaurantes. E por isso o restauranter levantou a seguinte reflexão durante a conversa: Como vamos colocar isso tudo dentro de uma embalagem para que o cliente viva essa experiência que eu oferto dentro no meu restaurante em seu lar?

O empresário contou, em primeira mão, que está contando com o apoio do governo americano para desenvolver as embalagens qualificadas, sacolas personalizadas e fitas de seda para que o cliente tenha a sensação de estar recebendo uma joia em sua residência. “Todo esse investimento é para que o público remeta esse momento a uma boutique e a representação real do restaurante em sua casa”, explicou.

Futuro da Alimentação

Questionado sobre o futuro da alimentação, Marcelo conta que é necessário qualificar a nova geração que está se alimentando e tentar trazer alimentos mais saudáveis e sazonais. “Esse público novo é muito dinâmico e está sempre em busca de novas experiências, mas eles precisam entender o quanto é importante eles terem uma boa alimentação. Nosso compromisso é nutrir e não colocar volume para esta nova geração que, desde já, é o nosso futuro”, concluiu.

Acesse o canal de “O Futuro da Alimentação” no youtube ou então ouça o podcast exclusivo no spotify para conferir mais detalhes sobre a conversa!

Foto: divulgação/João Erbert

 

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